quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Eco morfológica do 2º trimestre

Xi......... Já não escrevo à tanto tempo! Nem para mim sou boa! Afinal o objectivo deste blogue era ser o meu "diário". Mas eu sou tão indisciplinada!!! Enfim. A ver se o coloco em dia.

Daqui a pouco vou fazer a ecografia do 2º trimestre. 


O que descobri sobre esta eco:
"A ecografia do segundo trimestre, também designada por ecografia morfológica, será a mais importante de todas. “Se eu não pudesse oferecer três ecografias a uma grávida dita normal e só pudesse optar por uma, escolheria a das 20-23 semanas”, afirma Antonieta Melo, explicando que “ainda é possível datar a gravidez e é com maior facilidade que se estuda a anatomia do feto, nomeadamente o coração e as estruturas cerebrais”. Mesmo que esteja tudo bem às 12 semanas, “é imprescindível repetir o estudo anatómico nesta idade gestacional”, sublinha.
O exame morfológico permite também determinar com precisão o sexo do bebé, um dos aspetos que mais curiosidade suscita aos pais. “Às 12 semanas podemos dar um palpite forte, mas nunca garantido”.
Neste exame, faz-se ainda o rastreio do parto pré-termo e o rastreio da pré-eclampsia. “Atualmente, já se preconiza deslocar para as 12/13 semanas o rastreio de parto pré-termo através da medição do colo uterino no primeiro trimestre, e o rastreio da pré-eclampsia através do estudo fluxométrico das artérias uterinas”.
Numa grávida “normal”, sem complicações, a terceira ecografia aconselhável é a de avaliação do crescimento e bem-estar fetal, que deve ser realizada entre as 30 e as 32 semanas.
“Neste exame, vamos avaliar as biometrias do polo cefálico, da circunferência abdominal e do comprimento do fémur, e com base nelas calcular o peso aproximado do feto. O peso fetal é projetado numa curva de percentis e assim ajuizamos sobre o bom ou não crescimento fetal (à semelhança do que o pediatra faz com os bebés)”.
Para além disso, explica Antonieta Melo, verificamos a localização da placenta para excluir uma placenta baixa ou prévia que possa indicar que o parto seja por cesariana.
Numa gestação de baixo risco, “se o feto tiver anatomia normal, um bom crescimento, boa dinâmica, boa quantidade de líquido amniótico e se a placenta estiver bem inserida e as fluxometrias (fluxos das artérias fetais) adequadas, é expectável que a gravidez prossiga normalmente até ao parto espontâneo”."

Texto retirado daqui
Pois é. Além de vir a saber se está tudo bem com o bebé, nesta vou ter a certeza se realmente é mesmo um RAPAZ!!!
Até já...

Sem comentários:

Enviar um comentário